Especialista em direito digital realiza palestra em Colégio de Santos para alertar jovens sobre perigo dos crimes virtuais | E5+

Blog

Especialista em direito digital realiza palestra em Colégio de Santos para alertar jovens sobre perigo dos crimes virtuais

Advogado José Roberto Chiarella ministra palestra sobre o tema em escolas para conscientizar os jovens a usarem a internet de maneira adequada

O especialista em direito digital da RCA Advogados, José Roberto Chiarella, iniciará uma série de palestras em escolas particulares da Baixada Santista, a partir do mês de maio, visando enfatizar os cuidados que os jovens devem ter ao acessarem a internet. A primeira será realizada no Colégio Objetivo Santos, na próxima segunda-feira (dia 13). As palestras serão gratuitas e qualquer colégio da região pode solicitar um agendamento para recebê-la.

Chiarella pretende alertar os jovens sobre como se prevenir contra crimes cibernéticos. Queremos mostrar que, com o devido cuidado, eles podem utilizar um vasto conteúdo da internet, sem ter problemas pessoais ou até mesmo com a justiça”, explica o advogado.

Os avanços tecnológicos trazem benefícios para as pessoas, mas, ao mesmo tempo, obrigam os usuários a redobrarem os cuidados com o conteúdo que acessam. Os crimes cibernéticos estão entre os mais rentáveis do mundo. Segundo estudo divulgado pela empresa de segurança Symantec, em 2011, mais de 28 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes virtuais. Isso quer dizer que 14,5% da população do Brasil já foi exposta a alguma ameaça virtual. Daí a necessidade de conscientizar os jovens sobre educação digital, mostrando que o grande problema não é utilizar a internet, mas, sim, a forma como ela é usada.

Conteúdo
Durante a palestra o especialista utiliza três formas diferentes de abordagem. Primeiro, especificamente para a conscientização dos jovens, ele explica o que é a internet, depois aborda a questão da vigilância por parte dos pais sobre a utilização da internet pelos filhos e, por fim, encerra com a explicação sobre o valor do conhecimento sobre o tema pelos professores, proporcionando maior conforto na administração do assunto em sala de aula.

“O mundo virtual é exatamente igual ao mundo real. Os jovens não podem pensar que é uma terra onde se pode fazer tudo. A conscientização precisa ser transmitida ao jovens, mas também aos professores e pais”, recomenda.

Ainda durante a exposição do conteúdo, o advogado mostra as questões negativas da utilização indevida da internet, porém sinaliza não ser necessário deixar de usar essa ferramenta de comunicação, contudo utilizá-la com cautela. Outro ponto interessante da palestra acontece quando o especialista apresenta um vídeo famoso da internet que exemplifica bem o perigo que as pessoas correm ao divulgar informações na rede. “O material mostra exatamente porque devemos tomar cuidado com o que publicamos na internet”, pondera Chiarella.

China x Estados Unidos
O jeito mais fácil de uma pessoa invadir um computador é por meio de um e-mail ou das redes sociais. Tanto um quanto o outro são muito utilizados atualmente e, por isso, o especialista alerta os jovens e os pais sobre os cuidados necessários para que pessoas mal-intencionadas não roubem dados nem divulguem informações pessoais na rede mundial de computadores.

O exemplo mais recente foi a invasão da China nos computadores de empresas dos Estados Unidos para roubar informações sigilosas. O método utilizado pelos chineses foi simples: um e-mail foi enviado para as empresas marcando uma reunião. No campo do remetente aparecia o nome de um funcionário da própria empresa. No final do e-mail, havia uma orientação para clicar em um link e ver um arquivo em PDF, tipo de extensão, com os tópicos que seriam abordados na reunião. Ao clicar naquele link, o usuário deixou o computador aberto para os hackers chineses. Nesse caso o usuário deveria ter se atentado ao endereço do remetente.

“Casos como esse acontecem diariamente com milhares de pessoas pelo mundo. E as pessoas precisam ‘acordar’ para essa perigosa realidade. A legislação brasileira ainda engatinha no sentido de proteger o cidadão contra crimes cibernéticos. Contudo, algumas ações já estão sendo tomadas e o marco regulatório deverá ajudar na defesa e proteção dos internautas”, revela Chiarella.

Para agendamento de palestras basta entrar em contato pelo telefone (13) 3224.2263 ou e-mail recepcao@rcaadv.com.br.

Dr. José Roberto Chiarella
Advogado OAB/SP nº 155.687 – graduado pela Universidade Metropolitana de Santos, com especializações nas áreas Indenizatória, Responsabilidade Civil, Dano Moral, Direito Empresarial, Estatutário, Erro Médico e Direito Desportivo.

Possui pós-graduação em Direito Digital e das Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É assessor jurídico do Triatlhon Internacional de Santos, Troféu Brasil de Triatlhon e SP Open de Biatlhon e também instrutor da Décima Quarta Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Santos.

Top

1 Comment

  • Prezado Prof. Dr. José Roberto Chiarella,

    Excelente iniciativa para conscientização de todos no uso adequado da internet! Vamos colaborar na divulgação!

    Parabéns!

    Angela (PROLER)


Deixe um Comentário

Required fields are marked *.

*


Top

Fale Conosco (13) 3301-0630

Temos sempre a melhor solução para o seu negócio

Assine nossa Newsletter